Chineses conseguiram cultivar algodão na Lua!
De acordo com a CNN, após o histórico pouso na Lua da sonda Yutu 2, os cientistas chineses iniciaram presentes na sonda, iniciaram os testes de plantio de algodão, tendo como objetivo principal, a análise e possível confirmação de que seria possível cultivar algo em um local de baixa gravidade e com altos índices de radiação. Felizmente o experimentou funcionou e, segundo o reitor da Universidade de Chongqing, Xie Gengxin, "Essa missão conquistou o primeiro experimento biológico na Lua em toda a História”. e ainda completou dizendo que "Com o passar do tempo, vai ser a primeira planta com folhas verdes na Lua”. Confira a foto abaixo:
Contudo, as sementes de algodão não serão as únicas a ter tentativas de cultivo, pois, também será feita a experiência com Colza, Arabidopsis thaliana, batatas e ovos de moscas frutíferas. Além disso, a missão Chang'e 4, que pousou no lado escuro da Lua no dia 3 de janeiro, também tem como objetivo a busca por água nos polos e algumas experiências com baixas frequências.
A partir do grande sucesso da missão Chang'e 4, a China realiza um grande marco na história mundial e torna-se uma grande potência no âmbito espacial, juntando-se a EUA, União Europeia e Rússia, uma vez que o lado oculto da Lua permaneceu inexplorado durante décadas, graças as diversas adversidades em realizar um pouso decente nessa parte e o fato da comunicação ser algo impossível, já que esta lado nunca é voltado a Terra, fazendo com que a China enviasse um satélite em maio de 2018 e, assim, poder facilitar a realização da missão.
Além disso, segundo o analista sênior de defesa do Instituto Australiano de Política Estratégica, Malcolm Davis “Há muito de geopolítica e astropolítica nisso, não é apenas uma missão científica, é tudo sobre a ascensão da China como uma superpotência.”.
Comments