top of page

Pequim está sendo muito Black Mirror!


A poucos anos atrás, a China estava engajada em criar um sistema até o ano de 2020 que pudesse avaliar o comportamento de seus cidadãos que pudesse promover dentro do país a cultura de "sinceridade" e uma "sociedade socialista harmoniosa", assim, ajudando a fortalecer e fomentar a confiança no governo. Esse sistema de avaliação criado, primeiramente iria buscar e recolher toda e qualquer informação online sobre o cidadãos chineses e atribuir notas aos mesmos baseados em suas visões políticas, comerciais, sociais e legais. Vale ressaltar e destacar que esse sistema seria validado não apenas para a população, mas também para as empresas.


Em teoria, essas avaliações, sendo classificadas de A (maiores benefícios de abrir um negócio e receber tratamentos diferenciados) a D (totalmente excluído de benefícios e alguns empregos), seriam um meio de descobrir e punir os profissionais e empresas que trabalham de forma adequada e obter um controle melhor da economia do país. Contudo, esse tipo de busca abre precedentes para acessos irrestritos às vidas pessoais dos usuários de internet e, de forma concomitante, também abriria brecha para possíveis censuras a população, pois, caso algum cidadão tenha algum tipo de discordância sobre o atual governo e suas práticas, poderia ter suas notas rebaixadas em conjunto com punições. Além disso, alguns críticos a essa proposta, apontam que seria um verdadeiro desafio atribuir notas a uma população de cerca de 1,4 bilhão de habitantes.

Entretanto, o sistema começou a ser implementado em Pequim, capital da China, onde terá todos os seus 22 milhões de cidadãos devidamente avaliados até o final do ano de 2020 e implementando oficialmente no de 2021.


Na série Black Mirror, mais especificamente no primeiro episódios da terceira temporada, intitulado "Nosedive", é possível acompanhar uma mulher que vive em sociedade futurista e distópica que passou a avaliar seus cidadãos com estrelas, de uma a cinco estrelas, em suas atitudes públicas. Tais avaliações são usadas para determinar se aquela pessoa é confiável ou não e gerar benefícios para a mesma, como, por exemplo, a qualidade e luxo de seu veículo, imóvel, roupas, classe em aviões e entre outras coisas. Além disso, também é mostrado que, quanto menos estrelas, ou seja, quanto pior for a avaliação daquela pessoa dentro de um padrão a ser seguido, mais marginalizada se tornará a mesma, podendo perder tudo o que construiu e conquistou e, até mesmo, podendo ser presa. Esse episódio acaba representando, de forma extrapolada é claro, algumas possíveis consequências em implementar tal sistema. Confira dois trechos abaixo:


Cena do Café da Manhã:

Cena no Aeroporto:

OBS.: Não foi possível encontrar as cenas legendadas ou dubladas, contudo, ativem a legenda automática em português que ajudará na compreensão da cena. Episódio e série completa na Netflix.

O que achou da notícia? Deixe sua opinião nos comentários.

Posts Relacionados

Ver tudo
Siga também!
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Instagram - Black Circle
Últimas Postagens
bottom of page