top of page

Reboot, remake, spin-off, prequel e sequel... Afinal, o que significam?


Se você tem alguma pessoa próxima que é aficionada por cinema, livros, séries e entre outros tipos de entretenimento, com certeza já ouviu essa pessoa dizer pelo menos uma dessas palavras. Caso não tenha entendido nada ou tem dúvida sobre os seus verdadeiros significados, calma que agora as coisas irão melhorar. Então, para passar 2019 sem essas dúvidas, confira a abaixo.


Para começar, vamos entender as duas palavras mais usadas no entretenimento atualmente, Reboot e Remake e entender os motivos que levam a criação de tais métodos, em seguida serão abordadas as outras palavras menos conhecidas, mas, apesar de serem pouco citadas, são tão usadas quanto as demais.

Reboot, traduzindo para o português, significa Reinício, ou seja, é usada quando ocorre a intenção de um autor, produtor, diretor e afins, em trazer para uma determinada história ou personagem uma nova e diferente versão do que já foi visto, por exemplo, é o que ocorre com o personagem Homem-Aranha, que obteve três reboot em um intervalo de quatorze anos e apresentou três diferentes versões, acontecimentos, círculo de amizades e até mesmo diferentes personalidades para cada um.


Remake, traduzindo para o português, significa Refazer, ou seja, quando a intenção não é de fato reiniciar o que já foi estabelecido, mas sim, trazer de forma atualizada a história já conhecida do público geral e que não necessariamente irá desconsiderar os acontecimentos de seu antecessor. Dois bons exemplos disso são A Fantástica Fábrica de Chocolate e Jurassic World, onde o cerne da obra, o desenvolvimento e as consequências das atitudes dos personagens, se mantém as mesmas, contudo, as obras contam com atualizações de ritmo no andar do filme e minúcias são modificadas para se tornarem mais críveis para o público da nova geração.


Spin-off, apesar de não ter uma tradução para o português, pode ser conceituado como: uma obra que deriva da história principal. O exemplo mais recente disso, são os filmes Rogue One e Han Solo da franquia Star Wars, onde a história principal se passa entre o episódio I e o episódio IX, que ainda será lançado nesse ano.


Prequel e Sequel que podem ser traduzidos como prequência e sequência, que consiste em se passarem antes ou depois da obra original. Ainda usando Star Wars como exemplo, os episódios IV, V e VI são as obras originais, fazendo com que. consequentemente, os episódios I, II e III sejam os prequels, ou seja, tendo dua história ambientada antes da história original, e os episódios VII, VIII e IX sejam os sequels, tendo sua história se passando após os eventos da trilogia original.


Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


Siga também!
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Instagram - Black Circle
Últimas Postagens
bottom of page