top of page

O lendário Stan Lee!


Infelizmente, no dia 12 de novembro de 2018, falece o ilustríssimo Stan Lee aos 95 anos. Famoso pela criação de personagens e grupos mais conhecidos da Marvel, como Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, X-Men e vários outros presentes no universo Marvel.


Stanley Martin Lieber, mais conhecido como Stan Lee, nasceu na cidade de Nova York no dia 22 de novembro de 1922, porém, filho de judeus emigrantes da Romênia. Antes de de Stan Lee começar sua famosa carreira como escritor e criador em histórias em quadrinhos, o mesmo começou a trabalhar escrevendo obituários para agências de notícias e lançamentos de imprensa para o Centro Nacional da Tuberculose.


Após esse tempo de experiência, no ano de 1939, Stan Lee ingressou no escritório da editora Timely Comics como assistente de escritório. Em um curto período de tempo, o cargo se resumia a pequenas e banais funções, como, por exemplo, apagar os esboços de páginas finalizadas. Contudo, em 1941, surgiu para Stan Lee uma oportunidade que viria a se tornar o primeiro degrau na sua vida voltada as histórias em quadrinhos, escrever o texto inicial de Capitão América #3.


Em quanto que nos anos 1960, a DC Comics tinha começado sua era de prata e estava liderando as vendas com títulos, como Flash, Superman, Mulher-Maravilha, Batman, Lanterna Verde e o principal título da empresa até os dias atuais, Liga da Justiça, Stan Lee foi chamado junto com Jack Kirby para criar um grupo de super-heróis para Timely Comics. A partir dessa primeira junção de uma das mais incríveis duplas de produção de histórias em quadrinhos, surgiu o primeiro supergrupo da empresa, o Quarteto Fantástico.


A Timely Comics na década de 1940, obteve um guinada de vendas com os personagens Tocha Humana - que ainda não era o famoso Tocha Humana do Quarteto Fantástico, mas sim, um androide - e Namor - que começou como um vilão, mas, com o tempo acabou tornando-se um anti-herói - sob o título de revista Marvel Comics. Enquanto isso, no 1941, Jack Kirby e Joe Simon criaram o primeiro herói patriota, intitulado de Capitão América. Contudo, o contexto da Segunda Guerra Mundial passou e as vendas caíram consideravelmente e, no intuito de relançar títulos antigos, Martin Goodman, fundador da Timely Comics, alterou o nome da revista para Atlas Comics, mas, não obteve sucesso. Com isso, o fundador resolveu alterar o nome da empresa e nomeá-lá com o mesmo nome da revista lançada em 1939 ao passo que iria lançar o primeiro supergrupo da empresa, Marvel Comics.


Após o estrondoso e impactante sucesso de Quarteto Fantástico e, consequentemente, da Marvel Comics, Stan Lee passou a ter uma maior autonomia sob suas criações e lançamentos. Assim, em 1962, Stan Lee, juntamente com Steve Ditko, foram responsáveis pela criação de um dos personagens mais icônicos e famosos da cultura pop da época e que perdura até os dias atuais, o Homem-Aranha. Suscetivamente a isso, Stan Lee, ao lado de diversos parceiros ilustradores e/ou escritores, como Steve Ditko, Jack Kirby, Jhon Romita, Don Heck, Bill Everett, Dick Ayers, Gerry Conway, Ross Andru e Larry Lieber, seu irmão mais novo, criaram outros inúmeros personagens e supergrupos que fazem sucesso até hoje e que obtiveram uma abrangência de público maior por conta do filmes e do famoso Universo Cinematográfico da Marvel.


Alguns desses personagens tão icônicos que vieram a ser criados após Quarteto Fantástico e Homem-Aranha, são:


  • Em 1962 tivemos Hulk (Stan Lee e Jack Kirby) e Thor (Stan Lee e Larry Lieber);

  • Em 1963 tivemos Doutor Estranho (Stan Lee e Steve Ditko), Homem de Ferro (Stan Lee, Jack Kirby, Larry Lieber e Don Heck), X-Men (Stan Lee e Jack Kirby) e Os Vingadores (Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers);

  • Em 1964 tivemos Demolidor (Stan Lee e Bill Everett);

  • Em 1966 tivemos Pantera Negra (Stan Lee e Jack Kirby);

  • Em 1974 tivemos Justiceiro (Stan Lee, Jack Kirby, Jhon Romita, Gerry Conway e Ross Andru).


Além de fazer uma revolução na indústria de histórias em quadrinhos, Stan Lee também mudou a perspectiva que as pessoas tinham sobre esse tipo de entretenimento, pois, a visão da época era de que os quadrinhos deveriam ser voltados inteiramente as público infanto-juvenil. Contudo, após a entrada de Stan Lee, que tinha a visão de que essas histórias poderiam ser voltadas para um público mais velho, a produção das histórias em quadrinhos da Timely Comics, que futuramente viria a se tornar Atlas Comics e por fim Marvel Comics, começou a ter personagens mais humanizados e moradores de cidades reais, ou seja, no caso do Homem-Aranha, por exemplo, foi o primeiro super-herói a ter que se preocupar em pagar aluguel, que até então nenhum outro personagem teve essa questão colocado em suas história. E graças a essa visão de Stan Lee, a Marvel Comics ganhou seu espaço entre as grandes editoras por produzir histórias e personagens mais próximos da realidade dos leitores.


Deixe sua opinião nos comentários.

Siga também!
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Instagram - Black Circle
Últimas Postagens
bottom of page